style="display:inline-block;width:728px;height:90px"
data-ad-client="ca-pub-1774610209404974"
data-ad-slot="6411492247">

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Agachamento mitos e verdades.

.                                                                                                                

Olá mais uma postagem sobre dicas de Exercícios de Musculação.

Agachamento temido por muitos e venerado por quem entendi do assunto.
O agachamento, exercício realizado em academias de todo o muito já foi e ainda é motivo de discussões sobre sua eficiência e sobre a segurança para quem o pratica.
Muitas das vezes que ao entrar em uma academia nos deparamos com professores que condenam o agachamento profundo (completo) o restringindo ao ângulo de 90°, utilizando o parâmetro “não deixa o joelho passar as pontas dos pés”, será que esses professores pararam no tempo!?
O agachamento profundo (completo) é dito por muitos como o exercício mais completo realizado em uma academia, por exigir de vários músculos e envolvendo varias articulações alem de se assemelhar com atividades diárias como sentar se e levar.
Os músculos se a articulações adaptam especificamente ao que lhes é exigido, pessoas que realizam o agachamento com amplitudes reduzidas podem apresentar lesões ao se levantar de uma cadeira onde exigira uma maior amplitude de movimento devido ao não treinamento do agachamento nessa angulação.
Muitos são os estudos realizados sobre o assunto, (NEITZE et al, 2000; MEYERS, 1971; PANARIELLO et al, 1994), mostraram em seus estudos que o agachamento profundo (completo), não causava frouxidões ligamentares, instabilidade ou lesões no joelhos.
Em uma pesquisa realizada por YACK et al 1993, foi concluído que o agachamento minimiza a tendência de deslocamento anterior da tíbia em relação ao fêmur sendo mais indicado para recuperação de lesões de ligamento cruzado anterior do que a cadeira extensora por exemplo que aumenta esse tipo de deslocamento.
As afirmações sobre as grandes tensões em ligamentos e ossos ao executar o agachamento, era devido aos modelos biomecânicos usados como protocolo de pesquisa que analisava com ênfase somente o quadríceps, músculo da região anterior da coxa. Um estudo realizado por ISEAR et al em 1997 concluiu que os ísquiotibiais realização força vetorial contraria a força realizada pelo quadríceps, sendo uma co-contração que contribuía para a estabilidade do joelho na execução do agachamento profundo (completo).
O agachamento está presente na vida das pessoas desde que começam a se levantar quando eram crianças, porque restringir um movimento que nos acompanha tanto tempo e que nunca nos trousse problemas?
O agachamento bem executado pode ser realizado com cargas altíssimas, lembre de aprender a executar todos os passos antes de colocar cargas muito altas e siga sempre as recomendações de seu professor.


Obrigado mais duvidas podem ser enviadas que serão respondidas.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews